Brasil – Rio de Janeiro

Brasil – Rio de Janeiro

        • A cidade brasileira mais conhecida no exterior tem a fama de possuir um povo alegre, ávido por sol, praia, futebol e samba. Mas o Rio vai muito além disso: tem história.Tornar-se sede da colônia, abrigo da corte portuguesa e depois capital do Brasil favoreceu para que o lugar se desenvolvesse em todos os aspectos. O Rio é cara do Brasil; concentra em si tudo que uma cidade do mais alto padrão pode oferecer: muitos restaurantes, peças teatrais, passeios históricos, opções para a noite, caminhada ao ar livre, é sede de grandes empresas, é a segunda maior metrópole do país, e é claro, tem praias deslumbrantes. É a própria miscigenação do povo brasileiro.
        • São atrações para todos os gostos, gêneros e idades. O mais famoso ponto turístico da cidade, o Cristo Redentor, foi incluído, como uma das novas sete maravilhas do mundo. Mas além dele são muitos outros lugares para visitar: o Pão de Açúcar, Jardim Botânico, a Praia de Copacabana, Lapa, Maracanã, O Centro, e por aí vai… Mesmo com a violência e com os velhos problemas de diversas outras capitais brasileiras, sua beleza é inconstestável. Atualmente, o Rio tem um novo objetivo e vem recebendo investimentos maciços para sediar a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016, entre eles, investimentos importantes para melhorar a segurança. Conhecer o Carnaval carioca, a queima de fogos de Copacabana ou as praias da Cidade Maravilhosa são oportunidades que encantam tanto a brasileiros já habituados com a cidade como estrangeiros. Você não pode deixar de conhecer esse caldeirão da cultura nacional!
        • O que fazer no Rio de Janeiro

          O que você quer fazer? Ir à praia? Visitar edifícios históricos? Fazer um passeio cultural? Descansar ao ar livre? Conhecer bons restaurantes? A cidade é democrática e não deixa ninguém na mão. Se o que o move é o visual do mar, não deixe de conhecer a Zona Sul e dar uma passada em Copacabana. Para quem prefere um passeio mais focado em história, o centro do Rio, com seus edifícios antigos, é o lugar para onde você deve ir. O Rio tem um pouco de tudo e é animado dia e noite. Basta escolher o que fazer!

          • Bar-e-restaurante-urca

            Bar e Restaurante Urca

            Nota: 5.0 de 10 (1) O Bar e Restaurante Urca é um lugar bem interessante do Rio. São dois andares: no de baixo funciona o bar, onde as pessoas fazem seus pedidos e sentam num muro à beira da praia para conversar. E em cima funciona o renomado restaurante (que é pequeno, mas a vista não deixa espaço para reclamações). Com…

          • Barra Shopping

            Nota: 5.0 de 10 (1) Para fazer compras, encontrar variedade, e desfrutar de uma boa estrutura, o Barra Shopping é uma ótima alternativa. O shopping possui lojas dos mais variados tipos, cinemas, área de lazer para crianças e praça de alimentação com diversos restaurantes. É um local indicado para fazer compras com segurança e…

          • Centro Cultural Banco do Brasil 

            Nota: 5.0 de 10 (1) O Centro Cultural do Banco do Brasil é um espaço muito interessante para apreciar a cultura brasileira em suas variadas formas. Localizado em um bonito edifício do centro carioca, o CCBB, possui uma programação intensa de atividades, que contemplam as artes cênicas, filmes, exposições e shows musicais. Todo mês a…

          • Cristo-redentor

            Cristo Redentor

            Nota: 5.0 de 10 (1) Conhecida como símbolo do Brasil no exterior, a estátua de Cristo Redentor tem 30 metros de altura e 8 metros de pedestal. Além disso, fica no alto do Morro do Corcovado, com 710 metros, e em meio à maior floresta urbana do mundo, a Floresta da Tijuca. Apreciado não apenas por religiosos, o monumento é uma das sete maravilhas do…

          • Forte-de-copacabana

            Forte de Copacabana

            Nota: 5.0 de 10 (1) O forte está localizado em um dos extremos da Praia de Copacabana e também é conhecido como Museu Histórico do Exército. Foi construído com a intenção de proteger a Baía de Guanabara e abriga exposições fixas, além de uma outra iguaria do Rio: a Confeitaria Colombo. O atrativo mesmo fica por…

          • Pao-de-acucar-rio-de-janeiro

            Pão de Açúcar

            Nota: 5.0 de 10 (3) Entrando no Bondinho que sai da Praia Vermelha, as opções são duas: primeiro parar no Morro da Urca e depois, no Pão de Açúcar. As duas viagens duram três minutos cada. O teleférico foi inaugurado há quase cem anos, e subindo ao último destino é possível desfrutar de uma visão de 360…

          • Confeitaria-colombo

            Confeitaria Colombo

            Nota: 4.8 de 10 (2) Se a confeitaria é ponto turístico ou restaurante, não se sabe ao certo; o fato é que não dá para sair do Rio sem conhecer o lugar. Fundada em 1894 e localizada no centro histórico do Rio, a Confeitaria Colombo é uma iguaria em todos os aspectos – decoração antiga típica da época, doces…

          • Bibi-sucos-rio-de-janeiro

            Bibi Sucos

            Nota: 4.5 de 10 (1) A rede espalhada por vários bairros cariocas serve desde gostosos sucos a sanduíches e saladas. O lugar já foi coroado como a melhor casa de sucos da capital carioca e é um ótimo lugar para fazer um lanche. Os pratos são bonitos e bem servidos. Se é do seu gosto, experimente o açaí, que pode ser servido com…

          • Jardim-botanico-rio-de-janeiro

            Jardim Botânico

            Nota: 4.5 de 10 (1) O parque abriga várias espécies das floras brasileira e estrangeira, e, consequentemente, da fauna. É considerado um museu vivo no que diz respeito à botânica e está instalado no bairro de mesmo nome. D. João VI criou o parque há 203 anos com a intenção de habituar as plantas originárias das…

          • Barra da Tijuca

            Nota: 4.0 de 10 (1) A Praia da Barra da Tijuca é bem larga e bastante procurada pelos que gostam de esportes no mar. Tem quase 18km de extensão e foi intitulada como a maior praia do Rio de Janeiro. Muito procurada para esportes aquáticos, a praia tem alguns trechos de ondas fortes. A parte mais frequentada por jovens é um pequeno trecho chamado Praia do…

          • Praia-de-copacabana

            Praia de Copacabana

            Nota: 2.8 de 10 (2) É a praia mais famosa do mundo. Seu calçadão possui vários quiosques e há sempre gente praticando esportes. Durante o ano inteiro acontecem eventos de expressão como competições mundiais de futebol, vôlei e shows de grandes celebridades mundiais. A cor do mar é incrível e o visual é singular!…

          • Feira da Praça XV

            Nota: 0.5 de 10 (1) Quem gosta de fazer algumas compras não pode deixar de conhecer a feira que acontece na  Praça XV ao sábados. A melhor ideia é ir até a praça pela manhã e observar os produtos à venda. Há uma enorme variedade de objetos: brinquedos infantis, roupas e calçados usados, objetos de…

          • Adega-do-pimenta-rio-de-janeiro

            Adega do Pimenta

            Nota: de 10 (0) Se você pretende conhecer o bairro de Santa Teresa, aquele em que o Bondinho passa por cima dos Arcos da Lapa, uma boa opção é fazer uma parada na Adega do Pimenta para comer. O restaurante é pequeno, mas serve pratos legais a um preço justo. Ainda que sua praia não seja comida alemã, vale a pena provar o croquete de…

          • Arco do Teles

            Nota: de 10 (0) É um lugar pitoresco, com bares e restaurantes: você olha em volta e se depara com um paredão de casarões antigos. Fica próximo à praça XV e é um lugar frequentado, principalmente durante a semana, para happy hour. Como o centro do Rio fica meio deserto durante os finais de semana, é recomendável ir ao…

          • Arcos da Lapa

            Nota: de 10 (0) O chamado Aqueduto da Carioca, mais conhecido por “Arcos da Lapa” é um ponto famoso do Rio de Janeiro, que conserva um pouco do período colonial. Inicialmente o aqueduto foi construído para ajudar no grande problema de distribuição de água que a cidade sofria, mas com o passar nos anos a construção se…

          • Baixo Gávea

            Nota: de 10 (0) Nessa região do bairro da Gávea concentram-se restaurantes e bares bastante populares entre os jovens. É um lugar interessante para quem quer conhecer melhor a noite carioca, especialmente nos dias de domingo e segunda-feira.

          • Biblioteca-nacional-rio-de-janeiro

            Biblioteca Nacional

            Nota: de 10 (0) A maior biblioteca da América Latina existe há mais de 200 anos e oferece ao público uma visita guiada no valor de R$ 4. Passeando pelo lugar é possível conhecer um pouco da história, da arte, da arquitetura e, principalmente, sobre os curiosos e raros exemplares guardados no lugar.

          • Braseiro-da-gavea-rio-de-janeiro

            Braseiro da Gávea

            Nota: de 10 (0) Uma opção mais barata que as famosas churrascarias cariocas é o Braseiro da Gávea, que fica no bairro contido no nome do restaurante. É um ambiente mais informal e os pedidos são feitos à la carte. O prato mais pedido é a Picanha ao Braseiro (R$ 68, para duas pessoas, com 3 acompanhamentos). As entradas ficam por…

          • Centro Cultural dos Correios

            Nota: de 10 (0) Localizado em um edifício que foi inaugurado em 1922, o Centro Cultural dos Correios é um lugar legal para quem curte passeios culturais. A programação do local é variada, mas seu objetivo maior de promover a arte em suas diversas formas é mantido. O local abre espaço para exposições, apresentações…

          • Cobal de Botafogo

            Nota: de 10 (0) É uma das opções para os jovens que querem aproveitar a noite carioca. Essa espécie de mercado, com lojas, bares e restaurantes, ferve durante a noite. É uma boa opção para ir quando você está em dúvida do que quer comer, já que tem variedade.

          • Espaco-cultural-da-marinha

            Espaço Cultural da Marinha

            Nota: de 10 (0) O Centro Cultural tem entrada franca e disponibiliza várias coisas legais. Além da exposição aberta ao público, as pessoas podem conhecer um helicóptero, e o mais interessante: um submarino. Entre nesses equipamentos-museus e entenda um pouquinho do funcionamento de cada um. A visita ao submarino é especialmente interessante….

          • Giuseppe-rio-de-janeiro

            Giuseppe

            Nota: de 10 (0) O restaurante italiano que fica no centro do Rio é agradável tanto no almoço como no jantar, além de ser uma bela escolha para uma refeição mais requintada. As refeições por lá não são baratas, vá com isso em mente. No almoço, o couvert (R$ 14,80) já chega causando a melhor das…

          • Grumari

            Nota: de 10 (0) Esta praia também fica numa área de preservação e é uma pérola pouco divulgada do Rio. Lá parece que você está distante de todo o tumulto da cidade grande, principalmente nos dias de semana. Águas límpidas e fortes combinam com a mata, os morros e a areia clara do lugar. Em algumas ocasiões o…

          • Ilha-fiscal-rio-de-janeiro

            Ilha Fiscal

            Nota: de 10 (0) Conhecida como palco do último baile do Império, a ilha ganhou esse nome por ter sido um local de trabalho, onde ficavam as pessoas que fiscalizavam os navios. Na Ilha Fiscal você entenderá um pouco da história do castelo e conhecerá os serviços da Marinha no Brasil. O passeio de escuna parte do Centro Cultural da Marinha e…

          • Joaquina-rio-de-janeiro

            Joaquina Bar e Restaurante

            Nota: de 10 (0) O bar restaurante que fica no Cobal de Botafogo surpreende com os pratos que serve. O ambiente descontraído não revela todo o potencial culinário do lugar. À noite, o local fica cheio e disputado, mas a comida faz valer a pena. Sugestões: Filé Mignon ao Alho Crocante (R$ 29) ; Minicroquete alemão (R$ 18) ; Filé do…

          • Joatinga

            Nota: de 10 (0) Joatinga fica entre as praias de São Conrado e Barra da Tijuca. É uma praia para quem prefere sossego, pois para chegar até ela não é tão fácil – é preciso um pouco de espírito de aventura. Suas ondas, no entanto, são fortes e, por isso, algumas vezes a praia não está apropriada para banho….

          • Lagoa-rodrigo-de-freitas

            Lagoa Rodrigo de Freitas

            Nota: de 10 (0) A Lagoa, como os cariocas dizem, é um dos lugares preferidos de quem vive no Rio para correr, caminhar, andar de bicicleta ou simplesmente descansar. A área é boa não só para exercícios como para jantar também e, mais uma vez, apreciar o visual singular da cidade. Com cerca de 7km no total, é uma região…

          • Lapa

            Lapa

            Nota: de 10 (0) A Lapa é o bairro boêmio da capital carioca e um dos melhores lugares para curtir a noite no Rio. Sexta-feira e sábado são dias que o bairro fica cheio de jovens nos bares e nas ruas. Há diversos bares e casas tocando todo tipo de música. O carro-chefe, claro, é o samba, mas há opções para todos os…

          • Mac-niteroi

            MAC Niterói

            Nota: de 10 (0) Niemeyer deixou grandes obras ao povo brasileiro e uma delas é o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, o MAC. Atravessando a ponte Rio-Niterói é possível contemplar não apenas uma grande obra de arquitetura, como também o visual para o Rio de Janeiro e as obras expostas dentro do próprio museu. Apesar do tema…

          • MAM Rio de Janeiro

            Nota: de 10 (0) O MAM é um ponto do Rio de Janeiro que não pode faltar no roteiro de quem aprecia cultura. O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, oferece uma intensa programação, que inclui desde exposições que rodam o mundo à palestras educativas. É o local ideal para quem admira a arte, seja ela pintada, esculpida ou…

          • Manekineko

            Nota: de 10 (0) Com seis restaurantes na cidade, o Manekineko é uma boa escolha para quem gosta de comida japonesa. Durante a semana, o rodízio sai por R$ 59,90, e nos finais de semana fica por 64,90. Outras opções: Sashimi de Salmão, com 5 unidades (R$ 12,90); Hot Filadélfia, com 10 unidades (R$ 23,90); e Temaki de Atum (R$ 11,90). O restaurante…

          • Maracanã

            Nota: de 10 (0) O Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã é um dos estádios mais famosos do mundo e um dos pontos mais visitados do Rio de Janeiro. O estádio já foi palco de inúmeros jogos, incluindo aqueles com clubes tradicionais do Rio, Brasil e seleções estrangeiras. Além do prazer…

          • Parque Lage

            Nota: de 10 (0) O Parque Laje é um parque verde do Rio de Janeiro e, apesar de menos famoso do que o Jardim Botânico, é uma boa opção de passeio. É indicado visitá-lo pela manhã, e você pode tomar o seu café por lá. Passeie e se refresque entre as árvores nesse pequeno refúgio da cidade.

          • Pier Mauá

            Nota: de 10 (0) O Pier Mauá é o local onde chegam navios com turistas no Rio de Janeiro. Ele está a 2km do Aeroporto Santos Dumont e é considerado atualmente o melhor porto de cruzeiros da América do Sul. Conta com diversos serviços básicos que facilitam a vida de quem está em viagem, como banco 24 horas, restaurante e internet.

          • Planetário

            Nota: de 10 (0) Opção interessante de passeio não apenas para adultos como também para crianças, o planetário é ideal para quem quer mesclar cultura e descobertas num único lugar. O planetário permite aos seus visitantes entender um pouco mais de astronomia, observar o céu e objetos no espaço. Entre as…

          • Porcão

            Nota: de 10 (0) O Porcão é referência não só no Rio de Janeiro como também no restante do Brasil. A churrascaria tem um padrão de qualidade excelente, e é um bom lugar para quem quer comer com fartura. O rodízio no restaurante não sai barato (R$ 97) mas vale a pena conhecer o lugar numa data especial.

          • Praia-de-ipanema-rio-de-janeiro

            Praia de Ipanema

            Nota: de 10 (0) Praia bastante badalada no Rio, frequentada por artistas, jovens, turistas e moradores que aproveitam seu calçadão para a prática de exercícios. A praia tem até uma parte destinada ao público GLS. Por lá você também encontra quiosques que oferecem petiscos e os preços praticados nessa praia…

          • Praia-do-leblon-rio-de-janeiro

            Praia do Leblon

            Nota: de 10 (0) A praia do Leblon é uma extensão da praia de Ipanema, também famosa e frequentada por turistas que buscam mais sossego, além de moradores da região. Constantemente a praia é mencionada nos meios de comunicação por ser a escolhida, com Ipanema, por artistas. Leblon e Ipanema formam uma dupla de praias muito apreciadas…

          • Prainha

            Nota: de 10 (0) A pequena praia é uma das preferidas dos surfistas. Localizada na Barra da Tijuca, fica numa área de preservação e é cercada por morros. Se você pretende conhecê-la, prepare-se para um cenário paradisíaco! A melhor opção é ir de carro e chegar cedo para estacionar com facilidade. Nos dias de…

          • Rio Sul

            Nota: de 10 (0) O Rio Sul, famoso prédio com shopping e escritórios do Rio de Janeiro, já foi considerado o edifício mais alto do Brasil. Hoje em dia o lugar é uma boa opção para compras devido ao seu tamanho e variedade de lojas. O shopping possui cinemas, restaurantes, caixas eletrônicos e um bonito visual para a cidade. Sua…

          • SAARA

            Nota: de 10 (0) SAARA é a sigla da “Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega”, no Rio de Janeiro, que com o tempo passou a denominar uma região de lojas populares que fazem sucesso na cidade. Quem pensa em fazer compras, mas não dispõe de muito dinheiro tem lugar certo no Rio: a SAARA. A variedade de estabelecimentos…

          • Theatro-municipal-rio-de-janeiro

            Theatro Municipal

            Nota: de 10 (0) O imponente teatro da cidade do Rio de Janeiro impressiona pela arquitetura e oferece visitas guiadas para turistas (R$ 10). É uma das casas de espetáculos mais tradicionais do Brasil, onde ocorrem shows dos mais cotados artistas. O teatro tem sua própria companhia de balé, coro e orquestra sinfônica.

          • Praias do Rio de Janeiro

            As praias são um dos motivos que fazem do Rio um destino tão atrativo. O mar, sempre muito azul, proporciona um mergulho refrescante, ótimo para renovar as energias. São elas que embelezam a cidade em meio à sua geografia irregular e são a melhor opção para os dias quentes. Na Zona Sul ficam as praias mais procuradas: Copacabana, Ipanema e Leblon. Nessa região, a maneira mais fácil de se localizar é através da demarcação de postos – o posto 6, por exemplo, fica próximo ao Forte de Copacabana. Já na Zona Oeste, em geral, ficam as praias com ondas mais fortes e propícias para o surfe, como Barra da Tijuca e Joatinga.

          • Não deixe de andar por Copacabana e conhecer o tão famoso calçadão com desenho preto e branco. Caminhe ou ande de bicicleta para sentir um pouco do clima da cidade. Em Ipanema, aprecie o pôr do sol do Arpoador e tire muitas fotos ao entardecer. Tome uma água de coco bem gelada em qualquer um dos quiosques espalhados pela orla, mas tenha certeza de sempre perguntar o preço antes de pedir e não ser enganado.
            • Barra da Tijuca

              Nota: 4.0 de 10 (1) A Praia da Barra da Tijuca é bem larga e bastante procurada pelos que gostam de esportes no mar. Tem quase 18km de extensão e foi intitulada como a maior praia do Rio de Janeiro. Muito procurada para esportes aquáticos, a praia tem alguns trechos de ondas fortes. A parte mais frequentada por jovens é um pequeno trecho chamado Praia do…

            • Praia-de-copacabana

              Praia de Copacabana

              Nota: 2.8 de 10 (2) É a praia mais famosa do mundo. Seu calçadão possui vários quiosques e há sempre gente praticando esportes. Durante o ano inteiro acontecem eventos de expressão como competições mundiais de futebol, vôlei e shows de grandes celebridades mundiais. A cor do mar é incrível e o visual é singular!…

            • Grumari

              Nota: de 10 (0) Esta praia também fica numa área de preservação e é uma pérola pouco divulgada do Rio. Lá parece que você está distante de todo o tumulto da cidade grande, principalmente nos dias de semana. Águas límpidas e fortes combinam com a mata, os morros e a areia clara do lugar. Em algumas ocasiões o…

            • Joatinga

              Nota: de 10 (0) Joatinga fica entre as praias de São Conrado e Barra da Tijuca. É uma praia para quem prefere sossego, pois para chegar até ela não é tão fácil – é preciso um pouco de espírito de aventura. Suas ondas, no entanto, são fortes e, por isso, algumas vezes a praia não está apropriada para banho….

            • Praia-de-ipanema-rio-de-janeiro

              Praia de Ipanema

              Nota: de 10 (0) Praia bastante badalada no Rio, frequentada por artistas, jovens, turistas e moradores que aproveitam seu calçadão para a prática de exercícios. A praia tem até uma parte destinada ao público GLS. Por lá você também encontra quiosques que oferecem petiscos e os preços praticados nessa praia…

            • Praia-do-leblon-rio-de-janeiro

              Praia do Leblon

              Nota: de 10 (0) A praia do Leblon é uma extensão da praia de Ipanema, também famosa e frequentada por turistas que buscam mais sossego, além de moradores da região. Constantemente a praia é mencionada nos meios de comunicação por ser a escolhida, com Ipanema, por artistas. Leblon e Ipanema formam uma dupla de praias muito apreciadas…

            • Prainha

              Nota: de 10 (0) A pequena praia é uma das preferidas dos surfistas. Localizada na Barra da Tijuca, fica numa área de preservação e é cercada por morros. Se você pretende conhecê-la, prepare-se para um cenário paradisíaco! A melhor opção é ir de carro e chegar cedo para estacionar com facilidade. Nos dias de…

            • Transportes no Rio de Janeiro

              A vantagem de visitar uma capital como o Rio é dispor de várias opções de meio de transporte. Apesar de cômodo, andar de carro nem sempre é fácil devido ao trânsito intenso e dificuldade para estacionar. Já os ônibus são um tanto confusos para viajantes inexperientes. Combine caminhadas com o metrô e corridas de táxi ocasionalmente que você estará bem servido. Não hesite em pedir informações caso tenha dúvidas, os cariocas gostam de ajudar e estão sempre prontos a dar informações. Para circular pela zona sul, as bicicletas são uma excelente alternativa! Uma dica que pode ajudar bastante para quem não está acostumado com a cidade é utilizar os mapas do Google e inserir seu trajeto através do link “obter direções”, onde você pode conferir linhas de ônibus, metrô, e até percursos de carro indicados para o deslocamento. É importante observar que entre esses meios pode existir a integração, que tem valor inferior quando comparado aos valores dos transportes pagos separadamente.

            • Metrô (R$ 3,10) – São duas linhas principais no Rio: uma liga a Zona Sul à Zona Norte, passando pelo centro, e a outra vai da Zona Norte aos bairros do subúrbio. O metrô é um meio rápido, eficiente e geralmente limpo, mas, por ser usado por muita gente, falta espaço nos horários de pico. Dos meios baratos, é o menos confuso para quem não está habituado à cidade, pois as estações e os metrôs têm mapas para facilitar a localização. Vale lembrar que existe a opção de integração com ônibus para os destinos que o metrô não alcança, e o valor é o mesmo  (R$3,10) – é o chamado Metrô de Superfície. Se você optar por pegar o metrô de superfície + metrô, saiba que o metrô na superfície tem paradas diferentes das paradas de ônibus comum. Os pontos em que o metrô de superfície faz parada estão identificados por um “M”, assim como as estações convencionais. Outra opção é pegar o metrô + ônibus expresso (R$ 4), que atende a lugares que o metrô de superfície não alcança. Para evitar entrar na fila dos caixas toda vez que utilizar o metrô, vale a pena comprar um cartão pré-pago e inserir créditos nesse cartão. Essa dica é válida especialmente para épocas de grande movimento na cidade, como Carnaval e shows populares. Para utilizar o metrô no Reveillon, a compra de um cartão é obrigatória, e a mesma começa a ser feita algumas semanas antes do fim do ano. Acompanhe o site do Metrô Rio para obter outras informações. Ônibus – São tantos ônibus passando pelas ruas que quem não está acostumado se espanta. Os coletivos mais comuns custam R$ 2,50, mas o valor das passagens pode variar de acordo com o trajeto e o conforto oferecido. Atenção, visitante! É difícil andar de ônibus por lá devido a variedade de bairros; como vários deles são grandes, você pode descer no lugar errado e andar bastante para chegar ao seu destino. Se você não tem uma boa noção da cidade é mais aconselhável usar o metrô. De qualquer forma, pergunte sempre a quem está por perto. Informação nunca é demais. Outra dica que ajuda bastante é inserir seu trajeto no Google, e através do link “obter direções” conferir as linhas ônibus e metrô indicadas.
            • Bicicleta  Com a implementação do BikeRio, o Rio de Janeiro se tornou um ótimo lugar para andar de bicicletas, especialmente na Zona Sul. Há diversas estações para pegar um bicicleta e posteriormente devolvê-la, com valor bem acessível – o passe diário custa R$5, e o mensal R$10. Para não pagar nenhuma taxa além do previsto, as bicicletas devem ser utilizadas por 60 minutos no máximo, e então deve-se esperar 15 minutos para pegar uma nova bicicleta. O limite de 60 minutos pode parecer pouco, porém, é suficiente para que você possa percorrer pequenos trajetos, ir ao seu destino e depois utilizar uma nova bicicleta no retorno. O aluguel pode ser feito através do telefone, mas a melhor alternativa é utilizar um smartphone, que torna o processo ainda mais rápido. Confira todas as informações no site do BikeRio. Táxi – Duas coisas você deve observar ao tomar um táxi: Primeiro, saiba que os táxis amarelos são os convencionais e têm as tarifas mais baratas, os outros (muitas vezes com pintura azul) fazem parte de cooperativas especiais e cobram um valor fixo, mais alto. Outro ponto importante é observar se o taxista não está abusando de você. Vale a pena fazer uma simulação antes da viagem, ou andar com um mapa, para ter uma ideia do valor a ser pago e do caminho a ser percorrido. Dê preferência aos veículos mais novos, pertencentes a uma cooperativa, que circulem com táximetro – assim você utiliza um táxi mais seguro, correndo menos risco de sofrer um golpe. O Rio tem uma das maiores frotas de táxi do mundo e, considerando o custo-benefício, não é caro. Táxi Amarelo: Galeão – Copacabana: R$ 45, Bandeira I; R$ 53, Bandeira II Santos Dumont – Copacabana: R$ 24, Bandeira I; R$ 27, Bandeira II Leblon – Centro: R$ 28, Bandeira I; R$ 32, Bandeira II Copacabana – Leblon: R$ 16, Bandeira I; R$ 19, Bandeira II Táxi Especial: Galeão – Copacabana: R$ 76 Santos Dumont – Copacabana: R$ 39 Leblon – Centro: R$ 45 Copacabana – Leblon: R$ 26 Carro – Alugar um carro ao conhecer o Rio não é primordial, a não ser que você priorize conforto e queira total autonomia. O trânsito na cidade é bastante intenso durante o horário comercial, e costuma ficar engarrafado em horários de entrada e saída do trabalho, como 8h/9/ e 17h/18h. Para evitar dor de cabeça use os táxis e o metrô, pois além do trânsito intenso, conseguir vaga para estacionar em alguns bairros é um exercício de paciência. Pelo mar – As barcas saem da Praça XV, no Centro do Rio, e atravessam a Baía de Guanabara rumo a Niterói, ou à Ilha de Paquetá. Os preços variam de acordo com o conforto e a rapidez do meio utilizado. Os mais modernos acabam custando mais caro, mas é possível fazer a travessia até Niterói a partir de R$ 2,80. Esse transporte é usado diariamente por milhares de pessoas que trabalham no Rio, mas moram em Niterói. Caso você tenha vontade de conhecer “o outro lado da ponte”, utilizar as barcas pode render um passeio bem interessante.

2018-02-07T21:32:34+00:00Categories: Melhores Destinos, Melhores Destinos - Nacionais|

Leave A Comment

Este website usa cookies e serviços de terceiros. Política de Privacidade Ok