Brasil – Campos dos Jordão

        • Fondue, música clássica, arquitetura enxaimel, montanhas… são muitos os ingredientes que fazem de Campos do Jordão uma das cidades mais visitadas do estado de São Paulo. Capital do inverno paulista por excelência, a Suíça brasileira recebe milhares de visitantes o ano todo – sobretudo no mês de julho, quando se enfeita para o Festival Internacional de Inverno. Entre suas muitas faces, Campos do Jordão se destaca pela diversão. Jovens nas ruas, por vezes ostentando carros importados, chopperias animadas e badalação não faltam. Os mais românticos, porém, encontram no frio serrano e nas pousadas charmosas o clima ideal. Campos é também um importante polo gastronômico, com alguns restaurantes premiados.
        • Nada disso lhe interessa? A cidade oferece cada vez mais opções para aproveitar a natureza e suas belas paisagens. Centros de esportes radicais, caminhadas e cavalgadas estão entre as atividades mais  procuradas e agradam todas as idades. No entanto nem tudo são flores e folhas de plátano em Campos do Jordão. A reclamação mais comum se refere aos preços da hospedagem e dos restaurantes. Além disso, o pequeno distrito do Capivari, epicentro das atividades, tem grandes problemas de trânsito e falta de opções de estacionamento durante a temporada. A cidade sofre ainda com uma péssima distribuição de renda, com muitos casebres se estendendo por seus morros na região da Albernéssia. Sim, Campos do Jordão está longe da perfeição; mas isso não impede que ela seja o melhor destino de inverno do estado e um dos principais do Brasil, atraindo cada vez mais visitantes de outros cantos brasileiros e de outros países. Basta atravessar o belo portal para entender o motivo: trata-se da mais suíça de todas as cidades brasileiras.
        • Quando ir a Campos do Jordão

          A alta temporada em Campos do Jordão tem início no feriado de Corpus Christi e vai até agosto. O auge da movimentação na cidade é o mês de julho, quando a cidade sedia seu Festival de Inverno – o mais badalado do país. Além dele, o clima frio e as férias escolares fazem com que Campos ferva nesses 30 dias, com dezenas de milhares de pessoas, festas e atrações. Além do festival, que promove diversas apresentações, muitas empresas montam estandes com ações pela cidade; além disso, as principais atrações e os restaurantes, que normalmente funcionam apenas nos fins de semana, passam a atender todos os dias, oferecendo atrativos especiais para os visitantes.

        • O lado ruim da temporada é que a cidade fica muito cheia, há muitas filas e o trânsito da pequena cidade para com tantos carros, especialmente aos fins de semana – isso sem falar nos preços mais altos em hotéis e pousadas. Por esses motivos, quem quiser aproveitar a cidade com mais calma sem deixar de curtir o friozinho de inverno deve se programar para ir em maio ou agosto, quando o clima ainda é favorável mas há muito menos pessoas no Capivari e redondezas. A cidade, contudo, tem buscado incentivar a visitação em outras épocas, incluindo o verão, quando os enfeites de Natal a tornam ainda mais charmosa e é possível encontrar ótimas pechinchas para se hospedar.  É uma ótima opção para quem quer fugir do calor excessivo do verão, já que a altitude mantém as temperaturas agradáveis na serra.
        • O que fazer em Campos do Jordão

          Campos do Jordão oferece atrativos para todos os gostos – dos amantes da natureza e de esportes radicais aos que desejam apenas um tranquilo passeio urbano -, porém para montar sua estadia com as atrações certas a pesquisa é fundamental, pois a cidade ainda peca na divulgação. Muitos guias impressos distribuídos por lá estão desatualizados ou reproduzem a versão “oficial” das atrações, onde tudo é maravilhoso e imperdível. Não é. Mas há, sim, muitas atrações excelentes! Para os apreciadores das artes, um bom roteiro pode ser a visita ao Palácio Boa Vista, sede de inverno do governo do estado. O prédio já vale a visita; além disso, ele conta com um acervo de 3.500 obras de arte e as visitas guiadas são gratuitas. Ali perto também é imperdível o Museu Felícia Leirner, com obras da escultora ao ar livre. O parque abriga ainda o auditório Cláudio Santoro, sede do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

        • O Horto Florestal é destino certo para os que buscam o contato com a natureza, permitindo agradáveis trilhas em meio à mata. Os jardins do parque Amantikir e o borboletário Flores que Voam compõem bem o roteiro. Quer adicionar mais emoção? Dê uma passada no Centro de Lazer Tarundu ou no rancho Radical para uma incrível tirolesa em meio às araucárias. Não importa a sua escolha, no fim da tarde, é nas ruas enfeitadas do Capivari que todos se encontram para curtir o clima frio, passear, fazer compras ou mesmo sentar-se e apenas observar o vaivém dos turistas, elegantes em seus cachecóis e sobretudos. Soltando a imaginação, o cenário com ares europeus ajuda a relembrar viagens passadas ou a sonhar com as futuras.
          • Museu-felicia-leirner

            Museu de Esculturas Felícia Leirner

            Nota: 5.0 de 10 (1) Uma das atrações mais conhecidas e um dos locais mais bonitos de Campos do Jordão, o Museu de Esculturas Felícia Leirner é um museu a céu aberto que reúne obras da escultora nascida na Polônia e naturalizada brasileira. São 84 obras – 44 em bronze e 40 em cimento branco – espalhadas em uma bela área verde…

          • Baden-baden

            Cervejaria Baden Baden

            Nota: 4.5 de 10 (1) A Baden Baden é um dos principais símbolos de Campos do Jordão e, além do bar mais famoso do Capivari, oferece uma visita guiada, onde o turista pode conhecer mais sobre os dez tipos de cervejas artesanais produzidos na cidade. A fábrica é bem pequena e a visita às instalações se limita a observar alguns…

          • Morro do Elefante 

            Nota: 4.5 de 10 (1) Um dos pontos turísticos clássicos de Campos do Jordão, conta-se que o Morro do Elefante recebeu esse nome devido ao seu formato, que lembraria, em tempos antigos, a tromba de um elefante. Subir até lá de teleférico, trenzinho ou de carro mesmo, para apreciar e fotografar a vista, é daqueles programas que nunca mudam, mas que…

          • O-baden-baden

            O Baden Baden

            Nota: 4.5 de 10 (2) Rua Dr. Forjaz, 93. Eis o endereço da badalação em Campos do Jordão. A cervejaria Baden Baden tem capacidade para 600 pessoas, mas na temporada é quase impossível conseguir uma mesa sem ter que esperar. Ali é o centro de todo o agito, que se espalha para os bares e restaurantes vizinhos, a ponto de as pessoas tomarem a rua…

          • Teleferico

            Teleférico

            Nota: 4.5 de 10 (1) Campos do Jordão tem o sistema de teleférico mais antigo do Brasil, inaugurado em 1972. Por R$ 10 você embarca na praça da Estação do Capivari, sobe ao Morro do Elefante e faz o trajeto de volta. Se quiser, pode levar como lembrança uma foto sua na cadeirinha, que é individual.

          • Amantikir

            Amantikir

            Nota: 4.0 de 10 (1) Um passeio muito bacana para ser feito em família ou por casais é apreciar a beleza dos jardins temáticos do parque Amantikir. As flores e a vegetação de vários cantos do mundo formam cenários lindos e tranquilos, que sempre rendem belas fotos, especialmente na primavera. Quem quiser pode até se aventurar em um…

          • Palacio-boa-vista

            Palácio Boa Vista

            Nota: 3.5 de 10 (1) O Palácio Boa Vista é a residência de inverno do governador do Estado de São Paulo e oferece visitas guiadas gratuitas. Inaugurado em 1964, ele reúne um acervo artístico com mais de 3.500 obras, além de realizar exposições periódicas de artistas brasileiros e outros eventos culturais. O prédio foi…

          • Boulevard-geneve

            Capivari

            Nota: 3.3 de 10 (3) É onde tudo acontece. Seja ao redor da praça Benedito Calixto – onde uma concha acústica sedia apresentações gratuitas do Festival de Inverno -, seja no calçadão da rua Djalma Forjaz, o Capivari é o ponto de encontro de todos os que visitam Campos do Jordão. Das turmas jovens e elegantes aos casais apaixonados,…

          • Horto-florestal

            Horto Florestal

            Nota: 3.2 de 10 (3) O Parque Estadual de Campos do Jordão, mais conhecido como Horto Florestal, tem uma área de 28.800 hectares recoberta de Mata Atlântica e de Araucária. O contato com a natureza entre suas árvores, percorrendo as várias trilhas, lagos e pontes é um excelente passeio durante a visita à cidade. Apesar da beleza e da…

          • Ducha de Prata

            Nota: 3.0 de 10 (1) Ainda no circuito dos passeios mais tradicionais – e gratuitos – de Campos do Jordão, a Ducha de Prata reúne várias quedas d’água artificiais que podem ser observadas de vários ângulos por meio de passarelas de madeira. É possível fazer fotos interessantes no local, que sempre agrada, sobretudo, os…

          • Centro de Lazer Tarundu

            Nota: 2.8 de 10 (2) Localizado em uma bonita área verde no bairro Gavião Gonzaga, esse antigo haras proporciona um passeio com diversão para todas as idades. Entre mais de 15 atrações, é possível escolher entre esportes de aventura, cavalgadas, trilhas pela mata nativa e minigolfe. Para os dias chuvosos, há pista de…

          • Arte-da-pizza

            A Arte da Pizza

            Nota: 1.0 de 10 (1) A Arte da Pizza é a pizzaria do Grande Hotel Campos do Jordão, o hotel escola do Senac. O local tem liderado alguns dos mais conceituados rankings como a melhor pizzaria do Brasil e ganha destaque também na nossa seleção. Em primeiro lugar, pelo atendimento, acima do padrão. As pizzas são feitas “ao vivo” no…

          • Maria-fumaca

            Maria Fumaça

            Nota: 0.0 de 10 (1) Oferecido aos fins de semana, o passeio de Maria Fumaça é uma das atrações mais concorridas de Campos do Jordão; por isso é bom garantir seu ingresso com antecedência mínima de uma hora, na estação Emílio Ribas. O percurso é um pouco menor que o do bondinho – apenas até…

          • Aventura-no-rancho

            Aventura no Rancho 

            Nota: de 10 (0) O Rancho Santo Antônio é mais uma área de lazer que permite ao visitante aproveitar as belezas naturais de Campos do Jordão praticando esportes radicais, como tirolesas e arborismo, ou com atividades mais calmas, como trilhas e cavalgadas. Mesmo não sendo tão grande, o local compensa pelo visual: construído no alto de uma…

          • Bosque-do-silencio

            Bosque do Silêncio

            Nota: de 10 (0) Localizada há apenas 20 minutos de caminhada do centro de Capivari, a área tem atrações como tirolesas, arborismo e minigolfe. O melhor, contudo, é caminhar pelas trilhas que cortam a mata, passando pelas passarelas de madeira, respirando ar puro e procurando avistar algum esquilo. E o melhor: as trilhas são gratuitas! Passeio…

          • Estacao-emilio-ribas

            Estação Emílio Ribas

            Nota: de 10 (0) A estrada de ferro foi por muitos anos a única ligação de Campos do Jordão com o resto do mundo. Com estradas precárias, que permitiam apenas o acesso a cavalo, até os primeiros automóveis da estância climática chegaram pelos trilhos. Após a desativação da linha férrea, a…

          • Chocolates-araucaria

            Fábrica de Chocolates Araucária

            Nota: de 10 (0) Uma das marcas mais tradicionais de chocolates de Campos do Jordão, a Araucária oferece ao visitante a oportunidade de conhecer a sua fábrica. A visita é gratuita, mas não espere grande coisa: limita-se a observar o trabalho dos funcionários através de uma plataforma superior envidraçada. De maio a novembro, a empresa…

          • Mosteiro-beneditino

            Mosteiro Beneditino de São João

            Nota: de 10 (0) Localizado em um bosque bem próximo ao centro e no caminho para o Palácio Boa Vista, o mosteiro é um lugar encantador que vale a visita, seja para apreciar os belos jardins ou para um momento de descanso ou meditação junto ao pequeno lago ou à gruta. Todos os dias, às 17h45, é possível ver a oração…

          • Museu-casa-da-xilogravura

            Museu Casa da Xilogravura

            Nota: de 10 (0) Xilogravura é a impressão em papel ou outra textura a partir de um molde de madeira. A descrição fria não faz jus às mais de 3 mil obras localizadas nesse interessante museu. Algumas impressões, entre as vindas de todas as partes do mundo, impressionam tanto pela beleza quanto pela dificuldade de realização ao…

          • Pico-do-itapeva

            Pico do Itapeva

            Nota: de 10 (0) Ponto alto (sem trocadilho!) do circuito de atrações tradicionais e populares de Campos do Jordão, o Pico do Itapeva não fica em Campos do Jordão, mas na cidade de Pindamonhangaba. O local fica a 15km do Capivari, com acesso fácil por meio de uma estrada asfaltada, e oferece uma belíssima vista do alto de seus 2.030 metros de…

          • Festival-de-inverno-na-praca-do-capivari

            Praça do Capivari

            Nota: de 10 (0) A praça Benedito Calixto, entre as ruas Djalma Forjas, Diogo de Carvalho e a avenida Macedo Soares, é o coração do Capivari – e, por extensão, o centro turístico de Campos do Jordão. Também conhecida como Praça São Benedito, devido à igreja de mesmo nome, sua marca principal é a concha…

          • Onde comer em Campos do Jordão

            Comer bem em Campos do Jordão é tarefa fácil. A cidade oferece vários restaurantes estrelados, com diversas especialidades, dos mais sofisticados aos mais descontraídos. A culinária de Campos é marcada pelos elementos típicos da região serrana. Por lá fazem muito sucesso o fondue de queijos, carnes ou chocolate, as trutas em seus mais variados molhos e os pratos à base de pinhão – que é usado em entradas, saladas, pratos principais e até sobremesas.

          • A descendência europeia também é sentida em diversos restaurantes, com especial atenção à culinária alemã, bem representada por restaurantes como o Baden Baden e o Harry Pisek, um dos melhores do país no gênero. Para economizar Como dissemos, comer bem em Campos do Jordão é fácil. Agora, comer bem sem pagar muito é uma tarefa mais difícil, pois não é uma cidade barata. Se você não for paulistano e não estiver habituado aos preços dos melhores restaurantes da capital, pode ter certeza de que vai estranhar a conta, que passa facilmente dos três dígitos para duas pessoas. Mas nem por isso você precisa estourar o limite do cartão de crédito durante sua estada na cidade, já que ela oferece várias opções mais econômicas. A dupla baixo custo que todos conhecem bem são o Pastelão do Maluf e a Pizza ao Quadrado, que tem duas lanchonetes na área central do Capivari – uma delas no Boulevard Geneve. Há, ainda, outras opções, como uma lanchonete Bob’s no quarteirão da Mercearia Campos e o famoso Manati Grill, um bandejão bacana na rua Marcondes Machado, a uma quadra da praça principal. Durante o dia, a tarefa de comer bem e gastar pouco é facilitada pelos menus turísticos. A maioria dos restaurantes bacanas já aderiu ao menu promocional, que permite uma boa refeição com preços que vão de R$ 19 a R$ 39 por pessoa. Para economizar de verdade, a melhor dica é sair do Capivari e escolher entre as diversas opções na Abernéssia ou no Jaguaribe. Lá sim é possível encontrar uma Campos do Jordão para agradar qualquer muquirana de plantão.
          • Se dinheiro não for problema… Pode gastar um pouquinho mais? Talvez seja uma data especial? Nesse caso, prepare-se, pois vai ser difícil escolher entre as dezenas de resataurantes ótimos que Campos oferece aos visitantes. Há de tudo um pouco: italianos, espanhóis, portugueses, suíços, alemães… A onda do momento são os argentinos, liderados pelo Churrasco ao Vivo e pelo Libertango. O sucesso do corte dos hermanos é tanto que vários restaurantes oferecem o bife de chorizo ou ancho. O fondue é outro que você encontrará em qualquer restaurante, dos mais simples aos mais sofisticados. Um dos melhores você encontra no Só Queijo, um dos mais baratos no Krokodillo’s. Entre eles, uma imensa variedade de preços, ingredientes e sabores para todos os gostos. Listamos algumas opções de restaurantes em Campos, mas qualquer lista sobre a culinária da cidade será sempre terrivelmente incompleta. Portanto, convidamos você a indicar o mais novo restaurante que descobriu na cidade ou mesmo aquele que é seu ponto de parada obrigatório há anos!
            • Krokodillo

              Krokodillo

              Nota: 4.5 de 10 (1) O Krokodillo é um restaurante tradicional de Campos do Jordão que faz sucesso logo na chegada, ornamentada com enormes jacarés. Para ingressar no local, aliás, é preciso entrar na bocarra aberta de um deles. Com ambiente familiar, o restaurante é conhecido pelos preços camaradas (para os padrões de Campos), mas…

            • O-baden-baden

              O Baden Baden

              Nota: 4.5 de 10 (2) Rua Dr. Forjaz, 93. Eis o endereço da badalação em Campos do Jordão. A cervejaria Baden Baden tem capacidade para 600 pessoas, mas na temporada é quase impossível conseguir uma mesa sem ter que esperar. Ali é o centro de todo o agito, que se espalha para os bares e restaurantes vizinhos, a ponto de as pessoas tomarem a rua…

            • La-galia

              La Galia

              Nota: 3.5 de 10 (1) Os alegres e fanfarrões gauleses, imortalizados pelos personagens Asterix e Obelix, são a inspiração para o restaurante La Galia, mais uma opção agradável na avenida Macedo Soares. O forte da casa são as caças nobres, com pratos à base de javali, faisão e avestruz, assados ao molho de pinhão…

            • Arte-da-pizza

              A Arte da Pizza

              Nota: 1.0 de 10 (1) A Arte da Pizza é a pizzaria do Grande Hotel Campos do Jordão, o hotel escola do Senac. O local tem liderado alguns dos mais conceituados rankings como a melhor pizzaria do Brasil e ganha destaque também na nossa seleção. Em primeiro lugar, pelo atendimento, acima do padrão. As pizzas são feitas “ao vivo” no…

            • Costilla-de-cerdo

              Barito Gourmet

              Nota: de 10 (0) A avenida Macedo Soares reúne grandes opções para quem quer fugir um pouco da movimentada Djalma Forjaz ou procura um ambiente mais tranquilo para um jantar a dois. A espanhol Barito Gourmet é uma dessas opções. A casa combina um bom cardápio de culinária espanhola com um ambiente jovem e descontraído. No…

            • Bruno-alves-chocolatier

              Bruno Alves Chocolatier

              Nota: de 10 (0) O chocolatier Bruno Alves faz os chocolates mais bacanudos de Campos do Jordão. Se você procura um formato especial para um presente fino ou uma pequena obra de arte esculpida em chocolate belga, esse é o lugar! São três lojas no Capivari, uma na rua Djalma Forjaz (veja os outros endereços no site). Além do chocolate…

            • Feijoada-light

              Charpentier

              Nota: de 10 (0) Por ser um restaurante de hotel, o Charpentier é pouco conhecido da maioria, mas é uma opção de primeira para um jantar refinado ou um excelente almoço, com a tradicional feijoada light. Os pratos assinados pelo chef Murilo Carvalho têm como toque especial os ingredientes típicos da culinária da montanha, como…

            • Chocolates-toco

              Chocolates Toco

              Nota: de 10 (0) A Toco é outra fabricante de chocolates caseiros em Campos do Jordão. Com duas lojas no Capivari e uma fábrica no Jaguaribe, ela costuma oferecer um preço melhor que as concorrentes e seus chocolates não ficam a dever em termos de sabor e textura. Vale a pena provar também os sorvetes!

            • Forneria-campos

              Forneria Campos

              Nota: de 10 (0) A Forneria Campos é uma boa opção tanto durante o dia – com pratos rápidos para o almoço – quanto à noite – com um cardápio de lanches, beirutes e pizzas. A casa é especializada em uísque Chivas e cerveja Baden Baden e oferece bons preços aliados a um ambiente descontraído no famosíssimo…

            • Mercearia Campos

              Nota: de 10 (0) Localizada em frente ao Baden Baden, a Mercearia Campos é outra opção muito procurada para uma noite agradável entre amigos em Campos do Jordão, mas a casa tem um diferencial em seu cardápio, que oferece algumas opções mais elaboradas, incluindo trutas e carnes especiais. A feijoada dos sábados também…

            • Sabor-chocolate

              Sabor Chocolate 

              Nota: de 10 (0) A Sabor Chocolate faz jus ao nome. No pequeno tour pela indústria do cacau de Campos do Jordão, seus chocolates foram os mais saborosos – uma disputa muito apertada, é verdade. O mais bacana, porém, são as maluquices que você encontra na loja: batatas pringles, salgadinhos e até pedaços de bacon: tudo vira recheio para…

            • Villa-gourmet

              Villa Gourmet

              Nota: de 10 (0) Do mesmo dono do Safari Café, o Villa Gourmet funciona em uma localização privilegiada, na esquina entre a avenida Macedo Soares e a rua Djalma Forjaz. A casa, onde antigamente funcionava a Osteria Peretti, tem dois andares e é bem arejada, perfeita para um almoço em um dia de sol ou um jantar com vista provilegiada para o movimento.

Deixe um comentário